Patinagem Artística

A Patinagem Artística é uma das 3 modalidades do Clube de Futebol de Sassoeiros com mais praticantes. Com cerca de 100 atletas, o Clube está no Top 3 da Associação de Patinagem de Lisboa em termos de número de atletas federados e compete a nível distrital e nacional, tendo atletas e equipas que recentemente chegaram a competições europeias e até mundiais.

A Patinagem Artística é uma modalidade que conjuga elementos técnicos sobre patins com uma vertente interpretativa ou coreográfica. Pode ser distinguida em várias vertentes:

 

Patinagem Livre

Esta é a vertente da Patinagem Artística com maior projeção. Os programas de Patinagem Livre são acompanhados por música e constituídos principalmente por saltos, piões e ligações coreográficas de passos, sendo avaliados pela velocidade, expressão corporal/musical e dificuldade dos diferentes elementos apresentados. Pode ser apresentada individualmente ou em pares, denominados de Pares Artísticos.

 

Figuras Obrigatórias

É uma especialidade da Patinagem Artística realizada individualmente, com o objetivo de acompanhar o traçado de figuras marcadas no solo, sem acompanhamento musical, onde será́ avaliada a postura, fluidez do deslizar do patim e definição precisa do traçado desenhado.

 

Dança

Esta vertente tem uma componente mais artística. As provas de Dança, em Solo Dance (individuais) ou em Pares de Dança, são constituídas, consoante os escalões, por Danças Obrigatórias (acompanhamento de um diagrama obrigatório com músicas predefinidas), Dança Livre (composição de uma dança com estilo e tema livres) e Style Dance (junção de danças obrigatórias com uma parte de esquema mais livre, mas obedecendo a regras específicas por escalão, e com um estilo musical predefinido). Na Dança é avaliada a postura, a dificuldade e correta execução dos passos, a originalidade da coreografia e a adequação ao tema, mas também o carácter de espetáculo de cada programa.

 

 

Show e Precisão

Esta é uma componente da Patinagem Artística onde as competições são realizadas em grupo: Show para Quartetos, Grupos de Juniores, Grupos Pequenos, Grupos Grandes e, numa categoria à parte, Precisão. Na vertente de Show a destreza e capacidade técnica são aliadas à expressão coreográfica e à capacidade de realizar uma quase representação de determinado tema. A categoria de Precisão não exige um nível de expressão tão elevado, passando mais pela habilidade técnica dos patinadores e pela capacidade de criar diversas formações como círculos, rodas, barras ou blocos.

Para mais informações envie mail para geral@cfsassoeiros.pt