História

Acerca do clube

Bem vindo ao Clube de Futebol de Sassoeiros

O Clube de Futebol de Sassoeiros foi fundado a 13 de junho de 1946, por iniciativa de um grupo de jovens entusiastas da modalidade, a quem Vasco d’Orey, sócio n.º 1 da coletividade, cedeu a primeira sede. Para além da organização de torneios de futebol, o Clube decidiria, então, reativar as Festas de Santo António, que cedo se transformaram no mais importante evento promovido em Sassoeiros e estiveram na génese da sua primeira marcha popular, em 1959.

A benemerência e apoio à comunidade, sobretudo às crianças menos favorecidas, afirmar-se-iam como outra das prioridades do Clube, que a partir de 1960 se impôs enquanto referência ao nível do ciclismo, formando atletas de nível internacional, como Norberto Timóteo ou Américo Silva. De acordo com os seus primeiros estatutos, aprovados nesse mesmo ano, tinha por objetivo «o engrandecimento do desporto nacional, promovendo a prática de diversas modalidades de educação física e vários jogos desportivos», podendo também promover «sessões culturais e criar escolas de finalidade social e cívica para os seus associados». Adotaria, então, como «símbolo representativo o brasão do concelho», sendo o seu estandarte um «pano de seda encarnado e azul», cores que ainda hoje orgulhosamente defende.

Em 1963 inaugurou uma nova sede, na Rua do Funchal, que sete anos depois transferiria para a antiga escola primária de Sassoeiros. Todavia, já contava desde 1967 com um terreno cedido pelo município para a construção de um parque desportivo com sede definitiva, que erigiu ao longo de décadas, com o incansável apoio dos sócios. Começou, desta forma, a poder apostar em novas modalidades, como o atletismo, o tiro, o ténis de mesa ou a ginástica, reforçando, assim, a sua oferta. Em 1980 promovia o basquetebol, o andebol, o futebol de salão, o hóquei em patins, o tiro ao alvo, a ginástica e até o campismo, a que seguiriam modalidades como o voleibol, o xadrez, o cicloturismo, o karaté ou o corfebol. Na década seguinte passou também a dedicar-se à patinagem artística, formando, desde então, campeões nacionais em diversas categorias.

A 13 de junho de 2008 o Clube inaugurou um novo pavilhão desportivo, projetado de forma a potenciar a prática de diversas modalidades, que lhe tem permitido afirmar-se como um dos valores mais seguros para a promoção do desporto em Cascais – com destaque para o andebol, o futsal, o futebol de mesa, as artes marciais, a dança e a patinagem artística – mas também para o desenvolvimento de importantes projetos com a comunidade que serve.